Perigo de xenofobia na Itália alarma Europa
Publicada em 24/05/2008 às 20h19m
O Globo OnlineROMA - Com a força de uma vitória esmagadora nas eleições parlamentares de 13 e 14 de abril, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, anunciou, na semana passada, uma verdadeira caçada a imigrantes clandestinos no país. O "pacote de segurança" - que entre outras medidas torna crime a imigração ilegal - será submetido a votação no Congresso. Segundo reportagem do Globo, o projeto contará com apoio da maioria absoluta formada pelo Povo das Liberdades de Berlusconi e a Liga Norte de extrema-direita na Câmara e no Senado, devendo entrar em vigor em aproximadamente dois meses.
Você concorda com a criminalização da imigração ilegal?
O símbolo da nova política de imigração de Berlusconi se chama Abdwahd e nasceu no mesmo dia em que seu governo apresentou ao público seu chamado "pacote de segurança". A mãe de Abdwahd, uma refugiada somali, deu à luz o menino a bordo de um barquinho que partiu de al-Zwara, na Líbia, para chegar à ilha italiana de Lampedusa, exatamente na metade do caminho entre África e Europa. Se as novas leis propostas por Berlusconi forem aprovadas - como é esperado - Abdwahd já nasceu criminoso: ele entrou na Itália sem documentos.
A criminalização da imigração ilegal sempre foi o grande objetivo político da Liga Norte. No segundo Gabinete chefiado por Berlusconi, que governou a Itália de 2001 a 2006, a medida foi aprovada pelo Parlamento, mas declarada inconstitucional pela Suprema Corte.
Entre as medidas propostas, o Estado italiano vai exigir testes de DNA a familiares que pedirem visto de residência no país, além de controlar com mais cuidado os processos de pedido de asilo político.
Confira a reportagem completa no Globo Digital (somente para assinantes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário